domingo, 5 de outubro de 2008

Método Dadaísta

O Método Dadaísta é um dos procedimentos práticos de decisão, baseados no Axioma da Escolha.

Em sua forma clássica (Método Dadaísta Clássico), é um método de escolha de nomes, e consiste no seguinte: abre-se um dicionário de uma língua em uma página aleatória, escolhendo-se o primeiro vocábulo que saltar aos olhos.

O Método Dadaísta Moderado é a aplicação sucessiva do Método Dadaísta Clássico, com as palavras sendo descartadas por uma mente "moderadora", até se chegar em uma palavra dento dos limites do aceitável, pelos critérios do moderador.

Os Métodos Dadaístas Estatísticos são a aplicação do Método Dadaísta N-vezes, seguidas de uma análise estatística qualquer dos dados para a escolha (desde um sorteio aleatório entre os resultados, passando por uma análise de frequencia de letras ou sons, até uma composição de diferentes pedaços dos escolhidos).

Falando de forma mais genérica, o Método Dadaísta consiste em fazer escolhas humanas (aquelas que deviam ser feitas pelo Gosto ou pelo Bom Senso) usando um método não-humano: uma seleção aleatória a partir de um conjunto de elementos listados formalmente - é a negação do "gosto", e das bases racionais que ele traz, que faz o Método Dadaísta ser chocante e nonsense.

Seu parente mais próximo, na música, é o metódo dodecafônico de composição (ou "dodecafonismo"), que consiste em sortear as 13 notas musicais em uma ordem aleatória e, durante a música, só reproduzir notas seguindo aquela sequencia (mas podendo variar as oitavas de cada nota, a duração delas, e seus timbre).

Nenhum comentário: