domingo, 5 de outubro de 2008

Realidade

Nada existe como certo, e esta afirmação portanto não é garantida. Mas ao tomar ações ou ter ideias, partimos de certos pressupostos. Realidade é o conjunto básico de coisas que admitimos ser "real", existir por si. Entre as que são admitidas mais freqüentemente e mais consensualmente fazerem parte da Realidade, estão:

1) Eu existo (Princípio Cartesiano);
2) As outras pessoas existem tanto quanto eu;
3) A Realidade é o que a maioria das pessoas concorda que é real (Realidade por Convenção);
4) Todos os objetos que podemos tocar são reais (Realidade do Mundo Físico);
5) Tudo o que podemos ver é real (exceto a lista das exceções, as chamadas Ilusões Visuais);

Outras muito usuais mas que dificilmente serão utilizadas pelos autores deste blog como "reais", são:

6) Os objetos que não podemos ver ou tocar mas que a Ciência diz que existem, existem (Realidade do Mundo Físico Extendido);
7) As Leis da Ciência são reais, como os objetos e processos que elas descrevem;
8) Existe uma Realidade Transcendente, para além do Mundo Físico Extendido e do Mundo das Ideias (Realidade Metafísica ou Realidade do Mundo Divino);

Outra que não é muito usual mas que é admitida em maior ou menor grau pelos autores deste blog é:

9) Todas as ideias são reais, bem como os mundos criados por elas (Realidade do Mundo das Ideias);

Na maioria das vezes, entretanto, o vocábulo "Realidade" abarcará os itens 1 a 5, e outros mundos criados pelas Ideias serão denominados Realidades Alternativas ou Mundos Alternativos, em oposição ao Mundo Real. Podem ser denominados Mundos também subconjuntos da "Realidade", aceitando-se os itens 6 a 9, ou alguns deles.

Muitas pessoas também definem "classes de realidade", a partir de uma relação de ordem: definindo um certo conjunto de coisas como "mais real" que outro, embora ambos os conjuntos sejam "reais" em seus próprios sentidos. Nestes casos, quando se trata de opor duas destas classes, a palavra Realidade (ou "Realidade Última") pode ser usada para caracterizar apenas o conjunto das coisas 'mais reais'.

Nenhum comentário: