terça-feira, 7 de outubro de 2008

Guerra Fria

Pequeno episódio da Idade Pós-Moderna, por volta do Século XX, em que as massas de terra do hemisfério norte eram divididas entre dois donos (e diversas minorias em um pequeno pedaço de terra entre os dois territórios), que viveram um longo período de "deixa que eu deixo" para começar uma guerra.

Politicamente, os dois governos procuraram reproduzir seus padrões em outros governos, no que se tornou mais uma das tentativas clássicas de Partição do Mundo. A pequena multidão de condados que existia entre a zona mais populosa do Governo Vermelho e o território ultramarino do Governo Azul foi dividia em duas "zonas de influência"; na capital do condado central foi erguido um muro em homenagem a tal divisão.

Culturalmente a partição foi similar. Sob o Governo Azul floresceu a cultura dos Conservadores e, sob o Vermelho, a dos Barbudos. Ambas tiveram uma difusão mundial tão forte que foram as únicas culturas da história cujos estereótipos difundidos ainda muito tempo depois correspondiam EXATAMENTE a como eram as pessoas daquelas culturas.

O conflito se resolveu de forma cavalheiresca, com um desafio de honra e virtude: uma corrida para ver quem chegava primeiro ao único satélite natural da Terra. Nunca uma corrida do planeta até o satélite havia sido apostada antes. A disputa de honra foi tão forte que eventualmente um dos lados deixou de se importar com a comida da sua população (enquanto o outro produziam as que se tornariam as grandes iguarias do século seguinte), e enfim se rendeu.

Nenhum comentário: