quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Física de Partículas

Corrente da filosofia especulativa muito popular entre físicos em geral, concernente ao fundamento último da matéria. Baseia-se nos seguintes princípios:

- A natureza é composta de partículas fundamentais, indivisíveis, que entretanto podem se transformar umas nas outras;
- Partículas se transformam, se criam e se aniquilam o tempo todo em todos os lugares do universo;
- Apenas algumas transformações são possíveis, reguladas por certas "simetrias conservadas" (embora a maioria dos seguidores da corrente admitam a existência de quase tantas simetrias quanto tipos de partículas);
- Quando condições especiais e altamente raras de estabilidade ocorrem, as partículas conseguem formar estruturas que têm uma existência durável - estas estruturas constituem todos os objetos do universo (alguns preferem mesmo manter a definição de matéria ou mesmo de existência somente a essas estruturas estáveis).

Apesar de ser uma corrente especulativa, muitos físicos clamam bases empíricas / existenciais dessa corrente, principalmente através das experiências místicas de um tipo muito particular. Trata-se de um ritual que, a despeito de muitas variações, consiste em ter um sítio mais ou menos grande que aloja um grande tubo em forma de anel. Cada vez que acontecer o ritual, há um longo tempo de trabalho minucioso em seu preparo e no preparo dos objetos envolvidos, bem como dos "amuletos" que gerarão as citadas "partículas". Quando tudo está pronto, geram-se campos eletromagnéticos muito intensos, acreditando-se gerar uma circulação de partículas dentro do tubo. Passado o clímax catártico, os físicos devem seguir os rastros deixados; estes, juntos, fornecem as respostas específicas para a qual o ritual foi preparado.

Duas correntes rivais são a Teoria das Supercordas e a ainda minoritária Loop Quantum Gravity.

Um comentário:

Assiz disse...

Ritual análogo ao das Folhas do Chá.